sábado, 19 de setembro de 2009

STEPHEN KING NOS 200 ANOS DE POE




Acho que você estava esperando algo como STEPHEN KING NO POE 200 ANOS, não é mesmo?
Mas isso seria pedir demais. Então falarei das influências e da participação de King no bicentenário de Poe.


















Stephen King afirmou em uma entrevista recente que Richard Matheson foi o autor que mais influenciou seu estilo literário. Porém, é comum encontrar em suas histórias personagens e situações que fazem referência a histórias e personagens de Edgar Allan Poe.
No ensaio para o livro In the Shadow of the Master de Michael Connelly que reúne contos clássicos de Poe, King comenta que um dos contos que mais o impressionou em toda sua vida foi O Coração Delator. Já
no livro O Cemitério, facilmente imaginamos a semelhança do gato da família Creed com o gato do conto O Gato Preto. Particularmente, Janela Secreta me faz lembrar o conto Willian Wilson. Ok, pode não ter nada a ver, mas me faz lembrar.
No livro A Casa Negra, escrito em parceria com Peter Straub, há um corvo que invade uma residência e a moradora faz vários comentários ao poema O Corvo. O poema chega a ser adaptado a situação vivida pela personagem.
Mas o conto que King declaradamente homenageia Edgar Allan Poe chama-se O Cadillac de Dolan, do livro Pesadelo e Paisagens Noturnas. O Conto é uma versão atualizada de O Barril de Amontillado (1946). No conto de Poe Montresor se vinga de Fortunato enterrando-o vivo em uma adega. No conto de King Robinson se vinga de Dolan enterrando-o com Cadillac e tudo numa auto-estrada. Num conto o que move a vingança são as inúmeras injúrias suportadas por Montresor. No outro, o assassinato da esposa de Robinson. Em O Barril de Amontillado há o grito desesperado: “Pelo amor de Deus, Montresor!”. Em O Cadillac de Dolan há o grito: “Pelo amor de Deus, Robinson!”.
A adaptação cinematográfica de O Cadillac de Dolan - Sede de Vingança - ficou parada desde 2001 e estreou nos Estados Unidos esse ano. O elenco trás Wes Bentley, Emmanuelle Vaugier e Christian Slater, e apesar de ser um filme curto, é uma das melhores adaptações dos contos de Stephen King.











Um comentário:

  1. Esou para baixar esse Dolan´s Cadillac há algum tempo. Agora não vou mais adiar.

    ResponderExcluir