terça-feira, 8 de setembro de 2009

Influencia de Edgar Allan Poe na Musica

Em algumas ocasiões ao ler um conto ou livro temos a impressão que aquela obra poderia tornar-se um bom filme ou uma peça de teatro, mas raramente poderíamos imaginar que poderia tornar-se uma música, certo? Errado. No final dos anos 70 e início dos anos 80 um grupo inglês realizou a primazia de transformar contos de autores como Philip K. Dick, Isaac Asimov e ninguém mais ninguém menos que Edgar Allan Poe em música. E não qualquer música, música da melhor qualidade que foi elevada a condição de arte.
A banda The Alan Parson Project foi fundado por Alan Parsons e Eric Woolfson surgiu em 1976 e trazia traços comuns com o trabalho do grupo Pink Floyd no álbum The Dark Side of The Moon de 1973 pois nesse album Alan Parsons participou como engenheiro de som.
Seus álbuns eram conceituais com uma introdução instrumental na primeira canção, uma peça instrumental no meio do segundo lado do LP e terminavam com uma canção calma, triste e poderosa.
Woolfson vocalizava a maioria das canções, sobretudo as lentas e tristes. As demais, teve grande variedade de vocalistas convidados para interpretar os temas.
Parsons resolve incorporar logo no primeiro trabalho a obra do escritor Edgar Allan Poe com o álbum Tales of Mystery and Imagination. Embora utilizando elementos pop progressivos a obra deve ser considerada sinfônica e orquestral e foi aclamada pela crítica como a melhor e insuperável em toda sua carreira.
Possui uma narrativa de Orson Wells em A Dream Within A Dream além de Cris Farlowe do Atomic na faixa The Tell Tale Hart . O tema central da obra é The Raven, há também The System Of Doctor Tarr and Professor Fether, o ponto culminate é a orquestral e erudita The Fall of the House of Usher, o trabalho encerra de forma pop com The Cask of Amontillado.


Uma das partes internas do álbum


A Dream within a Dream:
http://www.youtube.com/watch?v=VZyNKrYo9I4

Tales of mystery and imagination:
http://www.youtube.com/watch?v=58h6YIJxrgg&feature=PlayList&p=626D8B35704DEB91&playnext=1&playnext_from=PL&index=27

Cask of Amontillado:
http://www.youtube.com/watch?v=LBC7Rown13Q

2 comentários:

  1. Taí algo que eu não conhecia. Muito legal seu post. Estou assistindo os videos. Abração!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, eu também não sabia...(rs) Sempre estudei Edgar Allan Poe, mas essa pra mim é nova. Valeu mesmo.

    ResponderExcluir