segunda-feira, 17 de agosto de 2009

ENTREVISTA COM ADEMIR PASCALE






Nesse sábado (22.08) é o tão esperado lançamento da Coletânea DRACULEA - O LIVRO SECRETO DOS VAMPIROS.
Eu conversei com o idealizador e organizador da coletânea Ademir Pascale. Ele fala do livro e de seus projetos atuais e futuros de uma forma bem descontraida e sincera. Confira a entrevista e deixe seu comentário:

Maurício Montenegro: A poucos dias do lançamento da Coletânea Draculea O livro Secreto dos Vampiros, está difícil de controlar a empolgação?

Ademir Pascale: Primeiramente, agradeço pelo interesse em meu trabalho. Já participei de muitas coletâneas, mas a primeira como organizador de coletânea impressa. Em parceria com a escritora Elenir Alves, fazemos mensalmente o e-zine TerrorZine, que é uma coletânea de minicontos. Mas o fato de ver os amigos frente a frente, o calor humano e o bate-papo descontraído, é outra história. Estou sim empolgado, principalmente pelo intenso trabalho que tive, desde a escolha da capa até a seleção dos contos. Agora ver o livro impresso e poder sentir o seu cheiro, com certeza é muito gratificante.

Maurício Montenegro: Como surgiu a idéia para o Draculea?

Ademir Pascale: Sempre gostei do lado histórico das coisas. Meu conteúdo é muito vasto. Sempre tive muito interesse em entender o processo da evolução humana em todos os sentidos. Sempre estudei o oculto, que não passa de coisas não muito aprofundadas pelo ser humano contemporâneo, mas que fazem parte do nosso dia-a-dia. Tenho essas ideias muito rapidamente, como num estalo. Esses dias li no blog do escritor Tibor Moricz a seguinte frase: “Este não acrescentou nada ao cansativo universo dos chupadores de sangue.” Ele se referia ao meu conto Frei François, publicado na coletânea Paradigmas 2 da Tarja Editorial, o único conto sobre vampiros do livro. “Cansativo universo dos chupadores de sangue”, foi a frase mais adequada que ele encontrou ao invés de dizer “não gosto de vampiros”. Devemos pensar duas, três, quatro vezes antes de escrever algo para os leitores. Veja que ele acha o mundo dos vampiros cansativo, mas milhões de pessoas espalhadas pelo mundo pensam o contrário. Basta olhar ao redor e vejamos sempre as obras do grande André Vianco e Stephenie Meyer em destaque nas livrarias, supermercados, bancas de jornais, etc. A escritora Nazarethe Fonseca (Alma e Sangue: O Despertar do Vampiro, Ed. Aleph) também vem se destacando neste mundo vampírico, assim como Martha Argel e Giulia Moon. Recebo inúmeras mensagens no Orkut e e-mails positivos referente ao livro Draculea, isso porque o lançamento ainda será no dia 22 de agosto. Dizer que o mundo dos vampiros é cansativo, não passa de uma opinião própria de uma pessoa que não gosta deste tema. Basta ficarmos atentos, coisa que nem precisa muito, pois se fosse tão cansativo como ele disse, será que existiriam tantos leitores e pessoas envolvidas?

Maurício Montenegro: Como foi a seleção dos textos?

Ademir Pascale: Recebi muitos contos. Primeiramente descartei os que enviaram poemas e contos que não condiziam com o que pedi: segredo dos vampiros. O conto tinha que mexer com a minha sensibilidade e confesso que fiquei muito feliz com a seleção que fiz. Tenho certeza absoluta que muitos dos autores desta coletânea terão um futuro promissor na literatura.

Maurício Montenegro: O tema vampiro tem sido fonte de constante inspiração para autores do Brasil e do exterior com destaque para a série Crepúsculo de Stephenie Meyer. Apesar disso, parece que o tema não desgasta, pelo contrário, a cada dia vemos mais e mais pessoas (jovens e adultos de ambos os sexos) lendo livros de vampiros nos ônibus metros e desfilando com eles nos shoppings. Como você explica esse fenômeno?

Ademir Pascale: Foi o que acabei de dizer na segunda pergunta. Como alguém pode dizer que este mundo dos vampiros é cansativo? Em 2008, numa palestra, ouvi um organizador cultural dizer que o mundo dos zumbis também é cansativo. É a mesma coisa que dizer que os fantasmas, lobisomens, duendes, bruxas e outros seres são cansativos. Pessoas que pensam desta maneira deveriam seguir outras áreas e não criticar o que não entendem. Adoro o que faço, amo escrever sobre vampiros, lobisomens, bruxas, etc. Nasci ouvindo essas histórias do meu pai (in memoriam) e em todos esses anos me aprofundei sem jamais me cansar deste mundo fabuloso.

Maurício Montenegro: Eu sei que essa pergunta pode parecer injusta uma vez que você foi o organizador. Mas dos contos de Draculea, há algum que você destacaria ou diria que foi uma grata surpresa em recebê-lo para compor o livro?

Ademir Pascale: Gostei de todos, caso contrário não estariam na coletânea, mas confesso que teve uns três que me arrancaram suspiros...(rsrs) Mas prefiro não dizer quais foram.

Maurício Montenegro: Invasão, Draculea, Metamorfose, Poe 200 Anos, projetos paralelos para livros solo e com outros autores, 2009 tem sido intenso para você, principalmente esse semestre. Com tantos projetos ainda consegue tempo para escrever tranquilamente?

Ademir Pascale: Claro, isso já faz parte da minha vida. Temos que nos alimentar todos os dias, não é verdade?...(rsrs)

Maurício Montenegro: Como tem sido o andamento para a Coletânea Metamorfose?

Ademir Pascale: Positiva. Recebi alguns contos e adorei quatro deles. Alguns precisam de ajustes, mas estou feliz com os que estou recebendo, o pessoal anda caprichando na escrita, isso mostra valor ao meu projeto. Geralmente os escritores deixam para enviar os seus contos nos últimos dias do prazo. Acho que isso é algo normal do brasileiro.

Maurício Montenegro: E quanto ao POE 200 ANOS, qual sua expectativa?

Ademir Pascale: Adoro os contos do Poe, foi o que mais estudei na época da faculdade. Quando você me convidou para adentrar ao projeto e também organizar a coletânea, fiquei muito feliz. O projeto é excelente, a capa ficou linda e tenho certeza que os contos serão magníficos. Não vejo o momento de ter o livro impresso nas mãos...(rsrs)

Maurício Montenegro: Há mais projetos em vista?

Ademir Pascale: Com certeza, mais duas coletâneas, sendo que uma delas será seguindo a temática que já venho trabalhando, a outra será um pouco diferente, mas um projeto muito audacioso. Fora isso, ficou pronto o original que vínhamos trabalhando desde o início do ano, intitulado Caixa de Pandora. Participam nela Roberto de Sousa Causo, Ademir Pascale, Rosana Rios, J. Modesto, Nelson Magrini, J. P. Balbino e Adriano Siqueira. Por enquanto só posso dizer que ficou muito show.

Maurício Montenegro: Ademir Pascale, muito Obrigado pela entrevista. Gostaria de comentar algo mais?

Ademir Pascale: Mais uma vez lhe agradeço pela entrevista. Espero vê-lo no lançamento do Draculea e desejo sucesso para nós na organização do Poe 200 anos. Para os leitores, fica aqui o convite: Lançamento do livro Draculea: O Livro Secreto dos Vampiros, dia 22 de agosto das 18h30 às 22h, no Bardo Batata: Gastronomia e Cultura. Rua Bela Cintra, nº 1333, Jardins, São Paulo. Para mais informações:
ademir@cranik.com , ou acesse a página oficial do livro www.cranik.com/draculea.html

Pré-venda do livro Draculea no site da Livraria Cultura:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2861964&sid=1102362271169659318341981&k5=19AFD09C&uid=




7 comentários:

  1. Valeu pelo apoio, Maurício. Sucesso pra nós. Nos vemos no lançamento do Draculea.
    Abração,

    ResponderExcluir
  2. Bela entrevista, Ademir. De fato, seus projetos estão prosperando, parabéns.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Nelson! Fico muito feliz em saber que você também faz parte deste sucesso.
    Um forte abraço,

    ResponderExcluir
  4. Ademir, não tem o que agradecer. E com certeza vamos ter sucesso com o projeto POE 200 ANOS. Nelson Magrini, desejo sucesso em seu novo livro.

    ResponderExcluir
  5. Ademir só tenho a te parabenizar pela entrevista e desejar muito sucesso.Gostei bastante de suas respostas.Tenho uma opinião e ela é fundamentada em 12 anos de estrada de literatura, estamos sempre aprendendo que um escritor não nasce pronto, ele evolui como sua escrita, engolindo seu orgulho e aprendendo a cada dia. É facilimo fazer um blog do nada e simplesmente criticar para ganhar audiência.Interessantíssimo seria publicar.Para quem esta na estrada como nós faz tempo, basta sorrir e usar um velho ditado:
    "Enquanto a caravana passa, os çães ladram."Beijos mordidos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Nazarethe! Obrigado. Desejo-lhe muito sucesso. Saiba que fiquei muito feliz quando vi a capa do seu livro. Já disse antes que visito diariamente o seu blog. Tenho certeza absoluta que você ainda publicará muitos livros, pois merece.
    Um forte abraço,

    ResponderExcluir
  7. Quero agradecer também a Nazarethe Fonseca pelos comentários. Sucesso em seu projeto na nova editora.

    ResponderExcluir