Algumas pessoas me perguntaram: “Afinal, qual seria O Desejo de Lilith?”
Como não sabia, resolvi perguntar discretamente para a pessoa que provavelmente criou a pergunta. Como foi discretamente, tive que retirar a informação por partes ao melhor estilo Jack Estripador. Ademir Pascale guarda segredo sobre vários detalhes do livro, mas revela pistas.
O Desejo de Lilith é um romance que mistura gêneros terror e policial, inspirado em Lilith, um demônio feminino revelado por descuido pelos tradutores da Bíblia. O velho e decadente detetive de polícia Rafael Monte Cerquillo investiga um macabro suicídio, mas o que ele não sabia era que sua vida estava por um fio e seria envolvido em uma conspiração contra toda a humanidade. Uma palavra-chave, transliteração de uma palavra hebraica repetida em 63 trechos da bíblia, dará início a mais sombria das investigações.
“Fiz um estudo minucioso sobre os apócrifos e em uma dessas pesquisas, me deparei com Lilith. Minha primeira obra, com edição bem limitada, fora intitulada JESUS E OS MANUSCRITOS PROIBIDOS (CBJE, 2003). Além do sobrenatural, sempre fui ligado às questões religiosas, não canso de dizer que sou fã de Umberto Eco. Neste momento não posso revelar os segredos e pesquisas que fiz sobre Lilith, mas digo que boa parte da minha obra é baseada em pesquisas reais, mescladas com a fantasia. Dan Brown se utiliza destes artifícios. Em 2007 fiz um conto, chamado MR. SHEOL e, achei que ele ficou tão bom que resolvi mandar para seleção em uma antologia. No início de 2008 recebi a resposta de aprovação. Ele foi parte importante para o início desta obra. Juntando minhas antigas pesquisas, meu conhecimento nestas questões religiosas, etc., surgiu O DESEJO DE LILITH, algo que já vinha pensando em fazer desde 2006, a publicação do conto deu um grande impulso.”
No livro, existem demônios de todos os tipos: perversos, poderosos, internos e bons. Recentemente foi revelado que o bíblico Caim está envolvido na trama, quando chega nesses detalhes o autor desconversa: “Não posso dizer mais... (rs).”
O livro apresenta uma organização secreta com segredos e personagens inimagináveis, a história liga Platão, Vlad Tepes, Erzsébet Báthory, John Milton, Thomas Chatterton, Mary Shelley, Percy B. Shelley, Robert L. Stevenson, Aleister Crowley e Jim Morrison. O palco são as principais ruas e avenidas da cidade de São Paulo onde, ao ritmo do bom e velho rock n’roll, segredos são revelados numa aventura intensa.
“Fiz algumas releituras em O Desejo de Lilith, confesso que me apaixono em cada uma delas, pois é o fruto de anos de leitura, pesquisa e vivência, o que pode gerar não uma continuação, mas outros romances.”
A capa do livro divulgada pela editora DRACO estimula pela beleza da figura feminina e ajuda a aumentar a curiosidade em torno de outra pergunta: e você, está preparado para O Desejo de Lilith?
Lançamento duplo: POE 200 ANOS: Contos Inspirados em Edgar Allan Poe, antologia organizada por Maurício Montenegro e Ademir Pascale(editora All Print) e O Desejo de Lilith, romance de Ademir Pascale (editora Draco)
Data: 20/02/2010, a partir das 18:30 - Local: Bardo Batata: Gastronomia e Cultura
Rua Bela Cintra, nº 1333, Jardins - S. Paulo, SP